quinta-feira, 10 de julho de 2008

O NUCLEO EDILSON BRASIL EM PAZ COM O TRANSITO!!



A ação comunitária sempre propõe aos alunos que eles possam realizar em coletividade, um exercício prático do que é Cidadania. E foi nesse sentido, que a Assistente Social Sandra e os Professores do Núcleo Edilson Brasil junto com os alunos, lançaram o PLA.Nos primeiros meses quando na AÇÃO COMUNITÁRIA ainda buscavam diagnosticar os principais problemas da Comunidade ,viram que a Violência era um assunto que estavam em todas as instâncias sociais (não só das comunidades carentes) e preocupados com a problemática pesquisaram e fizeram estudo de casos sobre as várias formas de Violência, a partir disso passaram a convidar pessoas de referência para esclarecer melhor sobre os sub-temas e um dos primeiros convidados especiais da Semana de Lançamento foi o Presidente da AMC, Sr. Flávio Patrício para falar de Violência no Transito.
O mesmo numa linguagem clara, abordou todas as ações que compete a AMC e informou que a "Gerência de Trânsito" é apenas uma delas. Eles também trabalham com:Engenharia, Iluminação(através da SIDELUZ),Fiscalização e Educação(Onde atuam 40 profissionais desenvolvendo Projetos Educacionais)
Em relação a acidentes, ele ressaltou que a maior vítima ainda é o pedestre depois é que vem os motoqueiros.Só em 2005 foram 365 mortes no trânsito de Fortaleza.No último dado levantado de 2007 houve uma pequena redução para 270 vítimados. Apesar desses dados, estatisticamente, ainda estamos abaixo da faixa brasileira. É preocupante, por se tratar de pessoas vitimadas.Segundo ele Fortaleza é a cidade que tem o melhor programa em organização de trânsito do país.Ainda destacou que no Conjunto Ceará a avenida que mais provoca acidentes é a avenida H.Só no ano passado 149 pessoas se envolveram no trânsito e vitimaram um total de 6 mortes.
Muitas foram as participações em perguntas dos alunos e professores.

Nenhum comentário: