Caros educadores, algumas orientações para o processo das
edições dos jornais foram criadas, partindo de uma avaliação do primeiro número. São elas:•
1)Deve-se contemplar os gêneros textuais que compõem o jornal para que os alunos se apropriem no processo de confecção do jornal de uma quantidade maior de gêneros e para que jornal fique mais atrativo para o leitor.
2)• É importante contemplar uma diversidade maior de temáticas para não termos repetições de temas e matérias já batidas em outros jornais, como: drogas, violência, paz, etc. As temáticas que estão sendo trabalhados no núcleo devem ser contempladas também, para que o jornal não fique descontextualizado da realidade do núcleo.
•3) Não podemos esquecer que o jornal é um espaço de mídia alternativa para divulgar das idéias dos jovens. Quando se publica textos que já existem está sendo desperdiçada a oportunidade de estimular nesses jovens o gosto pela escrita e pela leitura, sufocando assim a sua autoria no processo.
4)• Atente para o fato de que não é adequeado para a proposta do jornal publicar textos que já existem, mesmo eles sendo levados como contribuição dos alunos, prevenimos também que essas ações vão de encontro aos Direitos Autorais e podem ocasionar penalidades judiciais.
5)• É importante saber que editorial não tem assinatura, fotos, e/ou identificação de quem o escreveu. A autoria é do jornal, merecendo assim toda a atenção, cautela e bom gosto na escolha do texto, ele deve expressar o pensamento do jornal, visto que ele é um convite para a leitura do mesmo.
6)• A terceira página do jornal é a que mais chama a atenção do leitor, devendo ser a mais atrativa.Nela pode constar os textos que sejam associados à desenhos Padrões de Diagramação• Na linha abaixo da logomarca (arte do jornal) deverá conter apenas:
1. Nome do jornal;2. Estação;3. Núcleo;4. Fortaleza – CE;5. Agosto – 2008;6. Nº 02.• Todas as produções deverão ser identificadas com o nome do aluno e turma, ele será o responsável pelo que escreve.
• No expediente deve conter:1. Estação2. Núcleo3. Editoração Eletrônica: (nome do aluno ou professor)4. Digitação: (nome do(s) digitador (es))5. Dinamização: (Professor (a) Coordenador(a) do jornal)6. Colaboradores: (quem trabalhou no jornal - organização)7. Coordenador do Projeto Comunica Projovem (nome)
Nenhum comentário:
Postar um comentário